Assine a Newsletter

  • Receba todas as novidades semanalmente no seu e-mail!
 
 

Corte da Diversidade 2019: conheça os novos representantes de Canoas

A cidade de Canoas conheceu sua nova Corte da Diversidade na noite de sábado (9) em um desfile de beleza, desenvoltura e, principalmente, de representatividade. Ao todo, 14 candidatos disputaram a faixa em três categorias diferentes. Mirella Louisi foi a vencedora da categoria Miss Diversidade da 10ª edição do evento. Já a nova Miss Trans Diversidade é Lavínia da Silva Padilha; e Lucas Matheus Porto Costa foi escolhido o Mister Diversidade. O Destaque Diversidade 2019 foi escolhido pela população em uma votação on-line que obteve mais de 9 mil votos. O preferido do público foi Matheus Becker. Todos os vencedores irão representar Canoas em eventos oficiais LGBT e em atividades relacionadas à pauta dos direitos humanos.

Os candidatos realizaram dois desfiles, um com trajes esporte e o outro de gala. Além da beleza e desenvoltura, os concorrentes também foram avaliados pela representatividade da causa LGBT na sociedade e pela resposta dada às perguntas dos sete jurados, que abordaram temas como o respeito à diversidade, a importância do protagonismo LGBT e a luta contra o preconceito.

O secretário dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS) e um dos jurados da noite, Roberto Tietz, comenta que o evento buscou encontrar representantes da causa e que consigam desenvolver o protagonismo LGBT na sociedade. “Precisamos fomentar o debate, dar e ouvir a voz dessas pessoas. O que a gente viu no desfile foi uma demonstração de amor e dedicação, não só pela causa, mas pelo ser humano”, salienta Tietz.

Segundo o coordenador do evento e diretor das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Saulo Gil, a 10ª edição entrou para a história da diversidade do município pela grandeza do evento e pela disputa que aconteceu. “Elegemos uma corte de militantes, que está engajada na causa e busca a representatividade LGBT. Canoas é um exemplo em políticas públicas para a diversidade, não apenas no próprio município, mas em toda a região”, ressalta Saulo.

Mirella destaca que a Corte precisa, cada vez mais, de pessoas com voz ativa para lutar pelos direitos da comunidade LGBT. “Precisamos trabalhar dentro e fora de Canoas para levar mais conscientização à população e acabar com o preconceito”, afirma a Miss Diversidade. Para Lavínia, receber a faixa de Miss Trans é uma realização: “O concurso significa muito para mim, concorri em 2017 e fui a vice-miss, então, com a vitória vou buscar ainda mais o empoderamento de travestis e transsexuais, quero lutar pela nossa bandeira”. O Mister Diversidade comenta que o mais difícil é responder as perguntas. “A gente se prepara muito, principalmente para a oratória. Receber essa faixa é o resultado de muito trabalho e dedicação”, completa Lucas.

Na ocasião, ainda foi realizada uma homenagem à Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers) e ao Battel Force, vôlei LGBT de Canoas. Xandy Mattos e Eni Ferreira receberam a honraria de embaixador e embaixatriz da Diversidade, respectivamente. O evento é uma iniciativa da Diretoria das Políticas das Diversidade e Comunidades Tradicionais, vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), em parceria com o Conselho LGBT de Canoas.

Confira todos os vencedores:

Miss Destaque Diversidade 2019 (escolha popular): Matheus Becker
Categoria Mister Diversidade: Concorreram homens gays, bissexuais ou homens trans.
Mister Diversidade: Lucas Matheus Porto Costa
Vice-Mister Diversidade: Bruno Ximenes de Souza
Mister Simpatia: Matheus Becker

Categoria Miss Diversidade – Concorreram homens que usam da arte do transformismo e se “montam” ocasionalmente, mas que no dia a dia não se identificam como travestis ou transexuais.
Miss Diversidade: Mirella Louizi (Marcos Vinícius Assunção dos Santos)
Vice-Miss Diversidade: Talessa Rodrigues (Talisson Rodrigues de Moraes)
Miss Simpatia: Aghata Rayndow (Robson Alexandre dos Santos)

Categoria Miss Trans Diversidade – Concorreram mulheres travestis ou transexuais que tenham identidade de gênero oposta ao sexo biológico e que se percebem socialmente como pertencentes a esta identidade.
Miss Trans Diversidade: Lavínia da Silva Padilha
Vice-Miss Trans Diversidade: Daniela Pereira
Miss Trans Simpatia: Jackeliny Lima Pereita

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Canoas

Postagemns Relacionadas

Chegada do Papai Noel ...
A tradicional caravana do Papai Noel, ocorru no último domingo (23). O evento iniciou às 15h, no Centro de Esporte e Lazer Mathias Velho,
Aniversário de Everton A...
Na manhã de ontem (15), pude prestigiar o aniversário do amigo Caco, que tem um trabalho social muito lindo e intenso em nossa cidade.
Fácil dizer: “Eu o...
Divulgação da 30º Proc...
Atividade super especial organizada pela FAUERS em parceria com a Diretoria da Diversidade da Prefeitura de Canoas. Exposição da Imagem de Iemanjá, divulgação da
EU SONHO
Eu sonho com o mar, as conchas e as ondas. Eu sonho com a vida, que vivo, que vive e que ainda não vivi.
DIREITOS DOS PACIENTES CO...
FELIZ NATAL !!!
Fala de Saulo Gil na V Co...
SABER PARA VENCER –...
     Nos dias 21 e 22 de Junho, estive a convite do amigo Marco Rosa, Coordenador de Formação Política da FUG – Fundação
ESCOLHA DA CORTE DA DIVER...
Na noite de ontem participei da escolha da Corte da Diversidade de Porto Alegre, evento muito bem organizado pelos meus amigos Dani Boeira, Aline

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.