Assine a Newsletter

• Receba todas as novidades semanalmente no seu e-mail!

50° CONGRESSO DA UNE

Tive o prazer de sair da Ulbra Canoas num ônibus que tinha mais de 40 estudantes da Ulbra, alguns dos campis do interior e todos com o mesmo destino, Brasília!

Saímos numa Quarta à noite, todos animados e loucos para participarem do 50º Congresso da UNE. Logo de saída todos conversavam e aqueles que não se conheciam começavam a se integrar mais ao grupo.

Pensei que seria uma viagem cansativa, pois de “busão” até lá não é mole, mas na verdade foi uma viagem inesquecível, onde fiz grandes amigos dos quais dificilmente irei esquecer, pela convivência agradável, troca de idéias e de experiências. E isso marca um tempo – o de estudante.

Como esquecer do banho frio, do grupo de estudantes de várias universidades nos acordando cantando “Acorda Maria Bonita”… ou a ida e a volta, cantando a famosa música da Sardinha “ Uma sardinha, duas sardinhas e um pato”… Coisas sadias, juvenis e tão alegres…

Ao chegar em Brasília encontro uma cidade linda, muito mais bela do que eu imaginava, onde tudo parecia e realmente foi desenhado e planejado em uma planta que seguia o vôo da imaginação e sonho de idealistas. No alojamento nos deparamos com estudantes das mais diversas instituições e localidades onde a troca de idéias e conhecimento foi fantástica, misturando-se aos sons tão diferentes e sotaques.

No ginásio onde ocorria o Congresso da UNE, vejo milhares de estudantes debatendo e defendendo suas chapas para a escolha da nova diretoria da entidade, muitos defendendo mais idéias político-partidárias e chapas totalmente ligadas a partidos políticos do que realmente defendendo os interesses dos estudantes de suas instituições ou regiões. Mesmo dentro desse cenário, destaco a união dos estudantes da ULBRA que se mantiveram firmes no objetivo de representar nossa instituição e nossos cursos. Então, destaco como símbolo disso a entrega da carta a diretoria da Une, onde pedíamos apoio desta para a finalização da nossa casa do estudante. Fiquei muito orgulhoso em ter realizado a entrega desta carta, onde eu não representava somente a diretoria do DCE-ULBRA, mas também o conjunto de estudantes de nossa universidade que foram com um objetivo bem claro de representar o estudante da Ulbra.

Agradeço a todos que estiveram com a gente nessa viagem, tenho certeza ou convicção de que esse momento ficará guardado e, que estaremos mais do que nunca trabalhando sempre juntos pelos estudantes de nossa universidade.

Àqueles que não foram, convido para visitarem e participarem do DCE União Acadêmica, para que possamos trocar idéias, visando sempre a melhoria e a excelência da nossa instituição.

Autor: Saulo da Silva Gil

Postagemns Relacionadas

TROCA DE PRENOME E GÊNER...
O SINDIREGIS e as prefeituras de Porto Alegre e Canoas seguem com as discussões sobre a troca de prenome e gênero de transexuais e
Acredito numa nova polít...
CORTE DA DIVERSIDADE ENTR...
No último dia 07 de dezembro, a Corte da Diversidade, juntamente com o secretário adjunto de Cultura, Rubielson Medeiros e do Diretor das Políticas das Diversidades
PRESOS DE CANOAS VÃO PAR...
Presos de Canoas vão participar de palestras sobre religião Afro Umbandista A partir de março, os apenados do Instituto Penal de Canoas (IPC) receberão
PROGRAMA ALTERNATIVO R...
E a estréia foi ontem às 20hs. Programa Alternativo, todo Domingo às 20hs na Rádio Fátima FM – 87,9. Muito Pop Rock e MPB,
Curso de Dicção e Orat...
A política negra começou com toda a força o ano de 2017 por meio da parceria entre a FUGRS e o PMDB Afro do
Escolha da Corte do Carna...
Neste Domingo, prestigiei a escolha da Corte do Carnaval de Canoas 2019, no Park shopping Canoas, durante a Banda do Bebeto. Parabéns a nova
INICIANDO A SEMANA DE OGU...
Iniciando a Semana de Ogum e São Jorge. No Centro de Canoas – Calçadão. Fauers e Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais.
DOMINGO DE CIA DO CACO NO...
E hoje o Domingo foi de #CIADOCACO, no Encontro beneficente dos Baixos Canoas, no parque Eduardo Gomes. Grande evento, valeu galera da Cia do Caco.
ELEIÇÕES COLORADAS 2016...
        Como a maioria sabe, sou COLORADO, momento difícil de comentar a atual situação do meu grandioso Sport Club Internacional. Defendo